setembro 14, 2011
Mayra Caju Warren

2 comments

Comida que desintoxica

A desintoxicação alimentar é um assunto recorrente aqui no Cajureba! Eu sei!

Mas vale a pena ver de novo e seguir a dica: dar um tempo para o seu corpo! Faça uma bela faxina de vez em quando! Sabe o fim de semana cheio de festas e comilança que você acabou de ter? Ele pode pesar no seu organismo.

Então, a dica é desacelerar e parar um pouco com a carne, com o álcool, tomar muita água e comer coisas que realmente fazem bem para você.

Além disso, alimentos desintoxicantes possuem a habilidade de limpar o corpo das gorduras, colesterol, água retida, muco e outras acumulações tóxicas. E o que pouca gente se dá conta é que muita comida do dia-a-dia (as mais naturais, claro!) tem esse poder! Algumas delas ainda vêm com bônus: elementos como o antioxidantes que protegem as células e órgãos das toxinas e ainda ajudam o corpo a se regenerar dos tóxicos consumidos.

Andei pesquisando e achei alguns alimentos que ajudam o nosso corpo a desintoxicar. Vejam abaixo!

Blueberries

Ricas em antioxidantes e fibras, as blueberries são muito fáceis de encontrar pelo mundo afora, mas aqui no Brasil é meio raro! Mesmo assim, já achei aqui em Floripa nos supermercados de melhor seleção.

Os nomes variam de lugar apra lugar, mas eu já vi as mesmas bolotinhas serem vendidas como “vacínio, mirtilo, arando, airela e uva-do-monte.” O nome mais comum aqui no sul é Mirtilo.

Comer essas gostosuras ajuda a manter o sistema digestivo em ritmo acelerado e também dá ao corpo uma bela dose de vitaminas e minerais. Fica ótimo no suco, smoothie, com iogurte e outras frutas.

Espinafre

Um novo item no meu cardápio, o espinafre faz você ficar forte que nem o Marinheiro Popeye! Eu uso o espinafre no picadinho de abóbora (que aliás tenho que publicar aqui!), no suco verde e até nesta receitinha aqui.

Mas dá também para substituir a alface ou a couve pelo espinafre para dar uma acelerada na desintoxicação. O espinafre contém ferro, minerais e antioxidantes. Também tem bastante fibra e pode ajudar a soltar o que anda preso! Tudo sem deixar de repor os nutrientes essenciais à saúde!

Uma curiosidade… olhando na Wikipédia, li que na 1a. Guerra Mundial, deram vinho com suco de espinafre para curar os soldados que estavam sofrendo de hemorragia. Viu que poder?

Obs.: O espinafre também pode causar problemas sérios, principalmente com os rins. Leia este post.

Maçã

Minha fruta preferida, a maçã é uma ótima em qualquer dieta de desintoxicação. Se ingerida com casca, a maçã vem rica em fibras, açúcares naturais e alguns minerais essenciais.

Uma dica super recomendada é colocar a maçã no suco verde ou ainda comer uma maçã com uma fonte saudável de proteína, como a manteiga de amendoim (lanchinho diário do Michael) ou queijo tipo cottage com pouca gordura.

Aspargo

Esse já é fácil de achar em tudo quanto é supermercado! O Aspargo é um diurético natural, que pode ajudar a desinchar, reduzir um pouco esse inchaço que perdura após alguns dias de comilança e bebedeira.

A dica é fazer ao bafo, e acrescentar à salada, ou mesmo como um acompanhamento super saudável no almoço ou no jantar durante a fase desintoxicante ou mesmo no dia-a-dia.

É delicioso e pode até ser comido cru. Nunca provei assim, mas acho que vale a pena experimentar!

Pimentões Coloridos

Muita gente já deve ter torcido o nariz. Pimentão, apesar de alguns considerarem indigesto, é cheio de antioxidantes, minerais e vitaminas! Além disso, é saboroso e fica bem em quase tudo!

Dê preferência à variedade, e use os pimentões verdes, amarelos e vermelhos. Também fica muito bem em wraps (com aquele pão tipo tortilla).

Pimentão é super leve, tem poucas calorias e ajuda a tornar a refeição mais saborosa. Pode ser consumido frescos ou grelhados. E dão um up na desintoxicação.

Obs.: Apesar disso tudo, não exagere. Todo exagero faz mal e quem leva a fama de indigesto é o coitado do pimentão! Outra dica: compre o orgânico ou lave bem o pimentão do sacolão antes de consumir. No Brasil, ele é um dos mais contaminados por agrotóxicos. Em casa nós costumamos deixar de molho na água com vinagre de maçã. Depois, no exágue, ainda usamos uma escovinha para tirar o excesso. Mesmo assim, no cozimento eu tiro todo o talo e a região ao redor, e todas as sementes também. Seguro morreu de velho!

Limão

Não precisa entrar na loucura de ficar tomando suco de limão o dia todo para desintoxicar! Limão é muito bom, acelera a desintoxicação, mas basta espremer 1/2 limãozinho na água morna e tomar toda manhã para sentir os benefícios! A água vem na temperatura do corpo e você começa o dia fazendo uma limpeza geral!

Além disso, vitamina C não faz mal a ninguém! E isso vale para todo tipo de limão, taiti, siciliano, galego, rosa…

Fontes:

Yahoo!

Whole Body Detox Diet

2 comentários sobre “Comida que desintoxica

  1. Acabei de fazer um berry smoothie com strawberry, blueberries, yoghurt de reward pela minha 1h de caminhada mais 1h de Zumba, dai pensei em voce 🙂

    miga to meio perdida com este blog novo mas daqui a pouco me acho lol

    bjs

Deixe um comentário

Os campos obrigatórios são marcados com *.

Lanternas do caminho

"O que for feito com a criança não durará apenas o instante imediato, mas a vida toda" Rudolf Steiner

Âncora Sandubar

Rio Tavares, Florianópolis, Brasil

Espaço Cardamomo

O Cardamomo é uma sementinha aromática muito utilizada na culinária indiana, que além de dar um sabor especial aos pratos doces, possui propriedades terapêuticas que auxiliam na digestão, aumenta ojas (imunidade) e favorece o rejuvenescimento, experimente!

palavras de magno

um portal de opiniao entrevistas contos e tudo que tiver direito

Funny for Nothing

The world as I see it

Só Viagem Boa!

Notícias de viagens

Flor e chá

Moda inclusiva, acessível e inspiradora

Paredes Móveis

Coisas do Cotidiano

Illustrated Bites

an illustrated food blog

Portfólio

Uma coleção de trabalhos jornalísticos

Finger, Fork & Knife

I'm Kate and Finger, Fork and Knife is where I record the recipes that excite, nourish and inspire me. I focus on wholesome, high-nutrition, home-cooked food - recipes that satisfy and delight. Welcome!